No âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, a Eurest Portugal implementou um Sistema de Gestão para Minimizar o Desperdício Alimentar (SG-MDA).
Nas duas unidades piloto onde foi implementado o projecto piloto SG-MDA, foi atingido uma redução média de 30% no desperdício alimentar edível. Estes resultados foram bem mais além do objectivo inicialmento proposto de redução de 7,5%.
Estes resultados fantásticos permitem confirmar a eficácia, quer das ações especificas desenvolvidas, quer das ações de sensibilização realizadas ao longo dos últimos anos.
De acordo com o preconizado pela ONU, no âmbito dos ODS, temos como objectivo 2030 atingir uma redução do desperdício alimentar de 50%. Para tal, temos estabelecido as seguintes ações:
. Implementação do SG-MDA em novas unidades;
. Desenvolvimento contínuo de campanhas de sensibilização para a redução do desperdício alimentar junto de toda a comunidade;
. Maior abrangência de parcerias com entidades como a Refood e a plataforma ToGoodToGo;
. Estabelecimento de sinergias juntos dos nossos parceiros na procura de iniciativas que permitam a redução do desperdício alimentar do prado ao prato;
. Melhor encaminhamento dos resíduos.
Desde 2007 que a redução do desperdício alimentar está na esfera de actuação da Eurest, assumindo mesmo uma das grandes bandeiras na oferta de um serviço de alimentação mais sustentável.
O combate ao desperdício alimentar é uma responsabilidade de toda a sociedade!